Situações da vida Real - Valores Normais da Pressão Arterial

Situações da vida Real - Valores Normais da Pressão Arterial

“Doutor, estou confuso com essa questão do valor normal da pressão arterial. Antes se falou muito de 12 x 8, e agora parece que esse valor mudou para 14 x 9. Qual seria o valor correto?”.

Vamos às repostas:

O que na realidade mudaram foram as metas de pressão no consultório para quem já tem hipertensão, e faz tratamento como remédios. É que não havia nenhuma evidência de que as pessoas hipertensas, e tratadas como os remédios existentes, se beneficiassem com reduções muito intensas da pressão arterial.

Em alguns casos até, a redução intensa fez mal a determinadas populações, especialmente os diabéticos que já tinham apresentado enfarte do miocárdio. Do mesmo modo que a glicemia baixa (hipoglicemia) prejudica o diabético, a pressão muito baixa (hipotensão) prejudica o hipertenso. A teoria é nem tanto, e nem tampouco.

Então 14 x 9 não é valor de pressão normal, e sim valor que deve ser perseguido como meta para os pacientes hipertensos.

Quanto à pressão de 12 x 8, continua sendo um bom valor. Esse ainda é o valor normal esperado para a população em geral. Podemos dizer que os portadores desse nível de pressão (se não tiverem outras doenças), serão sempre pessoas que irão viver bastante. O que não temos evidência é que essa pressão seja boa para os muito idosos. Existe até um estudo que evidenciou um certo prejuízo para os muitos idosos, que tinham esse valor de pressão, com respeito aparecimento das doenças cardiovasculares.

Marco Mota      
(CRM 718 – AL) Professor Titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UNCISAL

Voltar à vista geral