Dicas de saúde - Atividade física e Alimentação

Dicas de saúde - Atividade física e Alimentação

ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO

 

A prática regular de exercícios físicos traz benefícios para saúde física e mental. Promove maior gasto calórico e consequentemente perda de tecido adiposo e preservação ou ganho de massa muscular, influenciando de forma positiva na composição corporal.

Associada a pratica de exercícios físicos está uma alimentação equilibrada, capaz de otimizar os resultados do treino, além de evitar lesões e auxiliar na recuperação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Esporte, uma dieta balanceada que atenda todas as recomendações para a população brasileira é suficiente para a manutenção da saúde e também para promover o bom desempenho físico durante a atividade.

Durante o exercício físico, é necessário que o organismo tenha energia disponível para ser utilizada.  Então devemos fazer uma refeição que denominamos de pré-treino, cerca de 1 hora antes. Deve ser composta de carboidratos, que irão fornecer energia rápida.  Podemos encontrá-los em pães integrais, frutas frescas, frutas secas, batata inglesa, batata doce, tapioca, massas, milho entre outros.

Logo após o treino, dois nutrientes são necessários, as proteínas para ajudar no aumento da massa muscular e também os carboidratos que irão recuperar o a energia. As proteínas estão presentes nos alimentos de origem animal como leite, queijos, frango, carne, iogurte e ovos.

 Além da alimentação, a hidratação é fundamental para o bom desempenho durante o treino, portanto, muita água antes, durante e depois.

E para finalizar, observamos que cada vez mais cresce o consumo de suplementos alimentares sem orientação adequada, entre os frequentadores de academia. Seu uso indiscriminado pode não melhorar o desempenho e ainda acarretar riscos à saúde.

 

Dra. Patricia Cruz (Nutricionista)

CRN 3 8747

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