A alergia pode começar em casa, veja como evitar isso através de orientações que serão muito úteis no seu dia a dia.


1. Evite tapetes, carpetes e cortinas no quarto. Dê preferência a pisos laváveis e cortinas tipo persiana ou então aquelas que possam ser limpas com um pano úmido.

2. Evite que camas e berços sejam colocados lateralmente próximos da parede.

3. Elimine mofo e umidade, principalmente se estiver nos quartos.

4. Mantenha janelas abertas e afaste os móveis da parede periodicamente para ventilar.

5. Evite bichinhos de pelúcia, almofadas e estantes de livros no quarto.

6. Evite travesseiros de paina ou penas, dê preferência aos de espuma revestidos em material plástico ou impermeável aos alérgenos.

7. Utilize o mesmo material impermeável para fazer uma capa para o colchão, pois assim você poderá fazer a limpeza com um pano úmido.

8. Evite vassouras e espanadores de pó. Passe pano úmido em sua casa diariamente.

9. Evite talcos, perfumes e produtos com cheiros, bem como a inalação e manipulação de tintas, solventes, produtos de limpeza e inseticidas.

10. Evite banhos extremamente quentes. Verifique se a água está com uma temperatura mais próxima à do corpo, pois esta é a ideal.

11. Evite animais de pêlo, se não for possível, procure dar banhos neles uma vez por semana e não deixe ficar no quarto. Os animais mais adequados para pessoas alérgicas são peixes e tartarugas.

12. Evite fumar em todos os ambientes da casa, pois a fumaça e o cheiro do cigarro podem desencadear uma crise alérgica.

13. Evite climatizar a casa com aparelho de ar condicionado, principalmente os quartos.

14. À noite antes de dormir, quando o ar estiver seco utilizar umidificador ou vaporizador no quarto para umidificar o ambiente.

Veja dicas de como proceder na limpeza doméstica e por consequência melhorar a qualidade de vida de quem tem problemas respiratórios.


•

Em residências onde há piso de madeira ou cerâmica, o ideal é utilizar um pano umedecido em água ou álcool para limpar os ambientes.

•

O espanador nunca de deve ser usado, porque ele apenas espalha a poeira, o que é péssimo para o alérgico.

•

Desinfetantes com cheiro forte também devem ser evitados, pois podem provocar irritação nas vias aéreas de pessoas hipersensíveis.

•

Caso você tenha carpete em casa, opte por aspirador com filtro HEPA, que conseguem "aprisionar" os ácaros e seus dejetos - o que não ocorre com os aspiradores comuns. Após aspirar o carpete, esfregue-o com uma solução composta por água e vinagre (basta diluir um copo de vinagre em um balde de água). "Essa medida ajuda a remover gradualmente os ácaros das fibras do carpete".

•

Cuidados especiais também devem ser despendidos aos colchões e travesseiros, que são grandes reservatórios de ácaros - um colchão com dez anos de uso chega a acumular mais de um trilhão desses seres microscópio. Procure expô-los ao sol sempre que possível e proteja-os com capas impermeáveis, encontradas em lojas especializadas.

•

Recomenda-se ainda que as roupas de cama, acolchoados e cobertores sejam lavados semanalmente, de preferência com água quente. Mas evite o uso de amaciantes, inclusive nas roupas, que muitas vezes estão associados a manifestações alérgicas.

•

Livros, revistas, jornais, brinquedos e quaisquer objetos que acumulem pó devem ser guardados dentro dos armários. Caso haja infestação por baratas, elimine-as a qualquer custo, pois elas são grandes desencadeadoras de asma.

•

Evite plantas no interior das residências - elas tendem a acumular fungos e bolores - e não fume dentro de casa.

Produtos Industrializados

Uma análise minuciosa da despensa das pessoas alérgicas e asmáticas também é recomendada. Na hora de escolher os itens de higiene pessoal, os produtos de limpeza ou os alimentos consumidos na sua casa, fique muito atento à composição descrita nos rótulos.

No caso dos cosméticos, uma solução é o uso das linhas hipoalergênicas, que raramente produzem reações alérgicas ou irritantes.

Higiene pessoal também pode ser a saída para se proteger.

Para manter a mucosa respiratória hidratada, evite o contato com agentes poluentes e irritantes e o acúmulo de secreção. É importante fazer higiene nasal com soro fisiológico, pois ao contrário de muitos descongestionantes, o soro não irrita a mucosa e também não vicia, podendo ser usado por crianças, adultos e idosos.O soro fisiológico também é um grande aliado quando utilizado durante inalações.

Alimentação

A alimentação deve ser equilibrada, variada, com pouca quantidade de sal, açúcar e gorduras evitando o aumento do peso. As refeições devem ser fracionadas (mais frequentes e em pequena quantidade), pois uma refeição abundante dilata o estômago, comprimindo o diafragma e os pulmões, agravando a dificuldade respiratória. Além disso, a digestão de refeições muito abundantes leva maior quantidade de sangue e oxigênio ao estômago, "roubando" oxigênio a outras partes do corpo. A ingestão frequente de líquidos para manter a hidratação é fundamental para que o muco permaneça fluido, facilitando a sua eliminação.

Existem casos raros em que asmáticos pioram a crise quando ingerem alimentos que contenham determinados conservantes. É muito difícil detectar a substância nociva, mas quando é descoberta, essas pessoas devem receber orientação dietética especial de seu médico.

Exercícios Físicos

Atividades aeróbicas como: correr, nadar, remar, fazer ginástica, andar de bicicleta ou na esteira aumentam a capacidade cardíaca e respiratória. O ideal seria que o asmático também fizesse algum tipo de exercício físico que aumente a resistência da musculatura respiratória, como a natação, que tem um duplo efeito: exercício aeróbico e ao mesmo tempo fortalece a musculatura respiratória. No entanto, é preciso tomar cuidado com a prática de natação em clubes e academias que colocam muito cloro na água para mantê-la estéril, pois o cloro é potencialmente irritante das vias aéreas e sua inalação deve ser evitada. O exercício ideal, entretanto, é aquele que a pessoa gosta de praticar e que consegue fazer bem. O importante é realizar essa atividade com orientação de profissional especializado, seja o Médico ou o Fisioterapeuta.

Veja o que fazer quando a umidade relativa do ar estiver em estado de alerta, emergência:
•

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas.

•

Proteger-se do sol para evitar desidratação.

•

Evitar ambientes fechados com grandes aglomerações.

•

Beber no mínimo 2 litros de líquido(água, sucos e etc.) por dia.

•

Uso de soro fisiológico de quatro em quatro horas nos olhos e narinas .

•

Uso de umidificador ultrassônico ou vaporizador , que aumenta a umidade do ar.

Dicas de Saúde

Veja como fazer uma inalação nas crianças de forma correta:
•

Procure tranquilizar a criança para não assustá-la.

•

A criança deve estar sentada corretamente: mantendo as costas eretas e com a boca bem aberta.

•

Não deixe a criança sozinha durante a inalação, pois assim será possível avaliar se a inalação está sendo feita de forma correta.

•

Não coloque dentro do recipiente de medicamento do seu inalador nenhum tipo de produto pastoso, pois não será possível fazer a inalação além de danificar o seu inalador.

•

Esterilize sempre os acessórios para inalação após o uso.

•

Utilizar medicamento e a dosagem sempre com orientação médica.

To Top